quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Se liga nas noticias galera do CECA que vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio.


A disciplina de Língua Estrangeira foi incluída como competência a ser abordada no Exame Nacional do Ensino Médio no ano passado. Assim como todas as disciplinas do Exame, essa também aparece relacionada com assuntos de atualidade, incluindo geopolítica e economia.
A prova não ser naquele formato cansativo de gramática. A coordenadora de um curso de línguas, Vera Laurenti Bianchini, explica: “Como as questões de Língua Estrangeira do Enem abordam assuntos atuais, a velha dica de se manter bem informado, seja por meio de jornais, revistas ou internet, é muito importante para um bom desempenho”.
A prova de línguas acontece no domingo, segundo dia do Exame. Apresenta apenas cinco perguntas envolvendo a língua selecionada no momento da inscrição: inglês ou espanhol. Todas elas terão alternativas em português, a partir de textos curtos, que podem ser letra de música, notícia ou receita culinária.
As duas provas que apresentaram questões de línguas até agora seguiram um modelo comum: uma questão que pede para o candidato encontrar um sinônimo para determinada palavra apontada no texto. Somente a leitura será cobrada na prova, já que pronúncia e escrita não são as prioridades.

Enem 2011 – Confira os filmes que podem ajudar na hora do estudo.

O Exame Nacional do Ensino Médio acontece nos dias 22 e 23 de outubro, ou seja, no próximo final de semana. Agora não é mais hora de esquentar a cabeça com o estudo com desespero. Mas, na reta final, existe uma outra alternativa para revisar as conteúdos.
São os filmes com conteúdo educativo. Um deles é “O que é isso companheiro?”, onde é possível compreender sobre o período da ditadura militar no Brasil. Já “O Pianista”, ajuda a relembrar como era a vida dos judeus durante o período da Segunda Guerra Mundial.
Professores lembram que nenhum filme substitui o estudo, deve ser usado apenas como revisão do conteúdo. Filme que também pode ajudar na compreensão de regimes ditatoriais, como o fascismo, é “A Onda”. E sobre a Era Vargas e os impactos da Segunda Guerra Mundial no Brasil, o filme “Olga”.
Temas atuais como a crise econômica também podem ser revisados e melhor entendidos com obras cinematográficas. O filme “Trabalho Interno” explica bem como aconteceu essa quebra no sistema financeiro mundial. Outro sobre temas atuais é o “W”, que aborda a história pessoal do ex-presidente George W. Bush. A respeito da crise no Egito, a dica é “18 dias no Egito”, que mostra a revolução local e a derrubada do ditador Mubarak.

Nenhum comentário:

Postar um comentário